-
Cerca de 35 milhões de brasileiros não têm acesso à água limpa, apenas 46% do esgoto no Brasil é tratado e mais de 60% das doenças que levam a internações no SUS decorrem da água contaminada. Pensando na urgência dessas questões e na relevância da temática, a Fundação SOS Mata Atlântica promove o ÁGUA LIMPA.
Essa formação é um convite à ampliação do olhar sobre o elemento água – recurso tão essencial para todas as formas de vida conhecidas. Mais do que tratar sobre o ciclo da água, da questão da poluição, da escassez ou abundância desse recurso, vamos abordar também a forte conexão que as pessoas têm com a água, seja por meio de seus mitos e rituais, seja como protagonista da história das civilizações humanas.
Vamos ainda aprofundar as aprendizagens dos aspectos químicos, físicos e biológicos do elemento. Os cursistas serão apresentados às teorias sobre sua origem no nosso planeta, à maneira como ela se distribuiu através do tempo e do espaço e às consequências de sua distribuição desigual. Por fim, serão convidados à discussão sobre os direitos e deveres que todos têm em relação à água, conceituando a cidadania em suas interfaces com a ciência e a área ambiental.
-
Educadores, estudantes universitários e público em geral de todo o Brasil.
-
O curso ÁGUA LIMPA é composto por cinco módulos, com carga horária de 34 horas, que poderão ser cursados da seguinte maneira:
MóduloCarga horáriaPeríodo de cursoAbertura1 horaSemana 1Água e cultura10 horasSemanas 2 e 3Água é uma só10 horasSemanas 4 e 5Água e cidadania
10 horas
Semanas 6, 7 e 8Encerramento
3 horas
Semanas 9 e 10Total34 horas10 semanas -
Alcione Piva
Doutoranda em Educação e Saúde de crianças e adolescentes pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), mestra em Sanidade Vegetal pelo Instituto Biológico, especialista em Inclusão e Gestão das Diferenças pelo Instituto Singularidades e graduada em Biologia pela Universidade Mackenzie.
Gustavo Farias
Bacharel em Gestão Ambiental e em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (USP). Licenciado em Ciências Biológicas também pela mesma instituição. Agente de Educação Ambiental desde 2012, responsável pela elaboração e acompanhamento de programações em meio ambiente, infanto-juvenil, turismo, valorização social, ações para a cidadania e diversidade cultural, oferecidas ao público da Unidade no Sesc São Paulo.
Leandro Talione Sabagh
Doutor e mestre em Ecologia e Evolução pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Especialista em Ecologia Aquática pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio) e graduado em Ciências Biológicas (bacharelado e licenciatura) pela mesma instituição.
-
A formação online conta com recursos educacionais (como imagens, textos, hipertextos e materiais complementares), priorizando a necessidade de aprendizagem a partir de metodologias que promovam o engajamento do cursista. O curso conta ainda com tutoria semiativa, o que significa que os participantes terão atendimento pedagógico de forma coletiva, em que poderão sanar as dúvidas pedagógicas sobre os módulos.
Ao longo desta formação, os cursistas deverão desenvolver um plano de ação, que será produzido em três etapas, a partir das orientações didáticas apresentadas em fórum pela equipe mediadora.
Ao final do curso, a equipe técnica da Fundação SOS Mata Atlântica fará a seleção de vinte planos de ação para que sejam apoiados e implementados nas escolas, comunidades e demais espaços contemplados, a fim de fomentar e divulgar estratégias para o enfrentamento dos desafios que têm se apresentado na atualidade em relação ao tema central da formação.
O Instituto Singularidades emitirá um certificado de extensão de 25 horas aos cursistas que completarem 70% das atividades dos módulos e outro certificado de extensão de 9 horas para aqueles que realizarem a entrega do plano de ação ao final da formação. -
Cuidar da qualidade e do acesso à água é dever de todos nós! Vamos juntos mobilizar as pessoas em sua defesa?
Entre em contato com a gente!
[email protected]